Pen Drives: Novos vilões na área de Segurança da Informação

28-01-2009 09:43

 
Pen Drives: Novos vilões na área de Segurança da Informação

 Um estudo produzido pela Credant Technologies sobre Segurança da Informação indicou que aproximadamente 9.000 pen drives e outros dispositivos USB são encontrados por faxineiras ou recolhidos por aspiradores de pó em limpeza a escritórios durante o ano. O levantamento ressalta que dados relevantes - armazenados nesses dispositivos, terminam sendo perdidos e causam prjuízo para as corporações.

"A capacidade de se transportar importantes dados corporativos em pequenos dispositivos que são facilmente perdidos, mostra a necessidade de as empresas adotarem formas de se prevenirem do risco", ressalta Carlos Sacco, diretor comercial da Multimídia Brasil, que distribui no Brasil o DeviceWall, software voltado para controle e auditoria de segurança referente a pen drives e outros dispositivos USB.

Estudos recentes mostram que os riscos à segurança das empresas partem muito mais de funcionários e pessoas com acesso à rede da corporação, do que propriamente de fontes externas, em virtude da consolidação dos antivírus e da conscientização dos usuários referentes a e-mails suspeitos.

Não à toa, o pen drive desponta como o grande vilão da segurança empresarial neste momento, segundo informações do mercado de Segurança. O maior problema das corporações é conseguir dar acesso à porta USB a quem necessita dela para trabalhar, sem comprometer a segurança de seus dados.

Voltar