Novo virus pode infectar 30.000 milhões de maquina!

28-01-2009 09:40

O virus Conficker Pode Infectar 33.000 milhões de Maquinas!

O malware Conficker, também conhecido como Kido ou W32.Downadup, é uma das pragas digitais com maior capacidade de proliferação dos últimos anos, declarou a Symantec em nota oficial.

Segundo a F-Secure, a praga já se disseminou para mais de 15 milhões de máquinas pelo mundo, numa estimativa considerada conservadora. Analistas acreditam que a contaminação poderá ser uma das maiores da história do setor. No Reino Unido, por exemplo, até o momento, mais de três mil corporações já foram contaminadas.

De acordo com informações fornecidas por especialistas da Symantec, a praga está atacando em em maior grau máquinas com os sistemas Windows XP SP2 e Windows 2003 SP1 que ainda não foram atualizadas, trazendo problema principalmente para pequenas e médias empresas, bem como organizações que ainda não corrigiram seus sistemas. Mas também há relatos de contaminação ocorrida em equipamentos com Windows Vista, o mais novo sistema operacional da Microsoft.

De acordo com matéria divulgada pelo site Telegraph, mais de 15 milhões de máquinas já teriam sido contaminadas, de acordo com a F-Secure.Analistas, no entanto, afirmam que essa estimativa é bastante conservadora diante da capacidade de proliferação da praga. Eles estimam que mais de 300 milhões de máquinas possam vir a ser contaminadas ainda este mês de janeiro.

Apenas no Reino Unido, onde a epidemia começou numa rede de hospitais, é estimado que mais de 3 mil organizações tenham sofrido algum tipo de infecção pelo Conficker, que impede, entre outras coisas, o acesso à rede. O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou nota informando que alguns de seus maiores servidores e muitas estações de trabalho estão infectados.

Noticiado pela primeira vez em outubro, o vírus se aproveita de uma brecha no sistema operacional da Microsoft e só ganhou as notícias internacionais quando começou a se alastrar por máquinas pessoais e corporativas.

O Conficker usa domínios aleatórios para baixar mais malware. Segundo a empresa SecureWorks, no fim de cada dia cerca de 250 nomes de domínios novos são gerados. O vírus também bloqueia o acesso a diversas palavras-chave, o que impossibilita visitar diversos sites na internet, entre eles, o da Microsoft.

A Symantec alertou que a maior parte das infecções está na América Latina. O Brasil estaria em quarto lugar no ranking mundial, com 6,2% do total de infecções, atrás apenas da China (28,7%), Argentina (11,3%) e Taiwan (6,7%).

Já a Panda Security, que fabrica o antivirus de mesmo nome, divulgou que as infecções pelo Conficker colocam Espanha, Estados Unidos, Taiwan e Brasil como os mais atingidos.

Os números, entretanto, são conflitantes com os dados registrados pela F-Secure, em que o Brasil aparece em terceiro lugar, atrás apenas da China e da Rússia, sendo que, juntos, os três países somam 41% de todas as infecções.

Com informações de Agências Internacionais
 

Voltar