Mini estudio de Gravação - Parte I

07-08-2009 11:51

Se você tem um CD e quer fazer uma cópia dele para usar, preservando o CD original, não terá problema algum: o próprio programa de gravação que veio junto ao seu gravador poderá ser usado. No entanto, caso queira fazer um CD de áudio ou de mp3 personalizado, copiando do CD apenas as suas faixas preferidas, irá precisar de um aplicativo apropriado.

Copiando faixas de um CD
Para tal função, incluiremos neste nosso estúdio o EAC Exact Áudio Copy(Ele está em Downloads->Audio) , gratuito, em português e com alguns recursos muito interessantes. Como usar o EAC : Abra o programa e coloque o CD de onde quer copiar algumas faixas no drive. Irá se abrir uma janela como esta:

EAC Exact Áudio Copy

Note que as faixas são apresentadas como “tracks”, sem identificação. Portanto, antes de começar a copiar, você deve ouvir as faixas e anotando o número daquelas que deseja incluir em sua coletânea. Depois, quando aparecer uma janela como a acima, você só precisará selecionar os “tracks” que pretende copiar.

As opções do EAC – O EAC lhe oferece 4 opções de gravação. No botão indicado como 1, ele grava no formato WAV, no botão 2, no formato mp3. São os que você vai usar para esta finalidade. Para os que se aprofundarem na manipulação de arquivos de som, os outros dois também serão úteis: O botão 3, grava uma imagem do CD, facilitando o trabalho para quem for fazer mais de uma cópia, e o 4 é para quando você quiser gravar um CD de áudio a partir de arquivos que tenham no HD.

E para os ainda mais adiantados nos “mistérios” das gravações, o EAC ainda oferece recursos para compressão e descompressão de arquivos no formato WAV.

Copiando músicas que estão sendo reproduzidas
Para quando você quiser gravar músicas que estejam sendo reproduzidas em alguma rádio on-line, vamos instalar o Plato Audio Recorder. Ele também é gratuito, mas está em inglês. Não se assuste, porém. Com essas poucas explicações que darei, você conseguirá usá-lo sem problemas. Ao ser aberto, o Platô mostra a seguinte janela:

Platô Recorder

Ela aparece com a opção “via AC97 Audio (WAVE)” já selecionada, que é o dispositivo de áudio do Windows. Deixe como está. (há uma opção para gravação a partir do “Modem #12 Gravação de linha”, que não iremos utilizar - e confesso ainda não descobri para que serve…). Após clicar no “OK”, teremos esta visão:

Platô Recorder

Antes de mais nada, dê um clique duplo no ícone “volume” existente próximo ao relógio do Windows, > “opções” > “propriedades”, selecione “gravação” e dê OK, Será aberta uma janela com vários controles de volume referentes à gravação. No primeiro da esquerda, deixe “sem áudio” desmarcado. Se marcar o som não será reproduzido nas caixas de som. Ao lado desse há o controle “Stereo Mixer”, clique em “selecionar” para deixa-lo marcado. Nesse controle é que você irá ajustar o nível de gravação (o Plato não tem controle de volume de gravação). Deixe-o quase no mínimo.
Posteriormente, grave um pequeno trecho de qualquer música e – caso ache que o volume ficou baixo, use esse controle para aumenta-lo.

O Plato grava qualquer som que esteja sendo reproduzido pelo computador. Seja a partir do Windows Media Player (ou outro player que você use), sejam músicas que esteja ouvindo “on-line” a partir de um site, ou vindo de fitas cassetes ou LPs tocados num aparelho de som conectado à entrada do computador. Interessante para copiar tais músicas para grava-las em CD.

Como gravar – Comece clicando no ícone indicado como “1” na imagem (ao lado do campo “output file (mp3)”: Irá aparecer a janela para você escolher em que local quer salvar a gravação. Escolha a local. Troque o título que o Plato colocou no campo “nome do arquivo” pelo nome que quiser para o arquivo, e clique em “salvar”. Note que a seta (número 5 na imagem) tornou-se verde e apresenta a opção “Start” (iniciar a gravação). No campo 3 você determina a qualidade da gravação. O “Q4” que vem selecionado corresponde a qualidade média. Pelo menos de inicio, deixe como está. O campo 4 permite alterar o “bitrate” da gravação. Quando mais alta, maior será a qualidade do áudio. Também deixe como está, pois 128 já é qualidade de CD.
O opção marcada como 2, é para os perfeccionistas: Se você estiver conectado à Internet, essa opção irá localizar informações sobre a música (autor, interprete, etc).
Eu, particularmente, não tenho usado).

Se nesse momento seu computador estiver reproduzindo alguma música, irá aparecer uma traço verde, se movimetando, que mostra o nível de sinal que sendo aplicado à entrada do programa. Mas o Plato ainda não estará gravando. A gravação só terá inicio quando clicar na seta “Start” que então mudará para “Stop” e deverá ser clicada quando quiser encerrar a gravação. Para obter uma boa gravação, ajuste o volume do sinal, conforme já descrito, de forma que nos picos de sinal, o nível chegue próximo ao fim de seu curso, mas nunca atinja seu final. É sempre recomendável fazer alguns testes antes de realizar uma gravação.

Se após encerrar a gravação de uma música, desejar gravar outra, após clicar no “Stop”, repita todo o processo a partir do clique no ícone “1” para poder alterar o nome do arquivo e deixar o Plato pronto para nova gravação. Naturalmente, você pode não interromper a gravação após terminar a primeira música, por exemplo: copiando todo um lado de uma fita cassete ou de um LP. Com isso, todas as músicas ficarão num único arquivo. E se desejar separar as músicas depois, é só abrir o arquivo com o mp3DirectCut. Como fazer isso, você verá na segunda parte deste artigo.

 Continue lendo a segunda parte deste artigo clique aqui: Mini estudio de gravação - Parte II

 Pedro Lucas

Voltar