Libere mais espaço no seu HD! Mas é Temporario

07-08-2009 12:27

 

Diversos programas criam arquivos temporários no disco rígido. Teoricamente, após o término da execução do programa os arquivos temporários criados seriam automaticamente apagados.

Entretanto, caso ocorra algum problema - em especial o micro "travar" - os arquivos temporários não são apagados, ocupando espaço no disco rígido.

Você poderá fazer uma "faxina" em seu disco rígido, apagando todos os arquivos temporários existentes, liberando desta forma o espaço que estava inutilmente sendo ocupado pelos arquivos temporários. Estes arquivos existem porém não possuem qualquer dado importante e você poderá apagá-los sem qualquer remosso.

O primeiro passo é descobrir onde se encontram. Você poderá fazer isto com o comando DIR ~*.* /S. Será apresentado todos os diretórios que possuem arquivos temporários. Você deverá ir em cada diretório onde eles existam e apagá-los com o comando DEL ~*.*. Exemplo: Se você encontrar arquivos temporários no diretório C:\DOS, deverá entrar o comando CD DOS e DEL ~*.* e assim sucessivamente para todos os diretórios que possuam arquivos temporários.

Após apagar os arquivos temporários, edite o arquivo Autoexec.bat do seu micro com o comando EDIT Autoexec.bat. Veja se o mesmo possui uma linha SET TEMP=. Você deverá alterar esta linha ou mesmo criá-la caso não exista, de modo que aponte para um diretório exclusivamente de rascunho. Crie um diretório com o nome TEMP (Ex: MD TEMP) e adicione ao AUTOEXEC a linha SET TEMP=C:\TEMP. Isto fará com que os arquivos temporários sejam criados somente em tal diretório. Acrescente a linha DEL C:\TEMP~*.* ao Autoexec.bat de modo que ele apague automaticamente todos os arquivos temporários do seu disco rígido.

Esta dica é válida tanto para o MS-DOS/Windows 3.x quanto para o Windows 95.


Dúvidas:

 

O leitor Ricardo da Costa Lopes escreve: "Na coluna ‘Dicas do Prof. Gabriel’ de 01/11/96 encontrei uma dica válida para o MS-DOS, Windows 3.x e Windows 95. Mesmo sem saber a que versão se referia Windows 3.x, resolvi aplicá-la (o meu Windows é 3.11). O resultado foi o aparecimento de 4.307 arquivos com 295.862.450 bytes. Verifiquei também que existe a linha SET TEMP=C:\DOS no Autoexec.bat do meu micro. Por favor, diga-me a solução para o meu caso".

Quando nos referimos a Windows 3.x, estamos nos referindo ao Windows 3.1 e Windows 3.11. Algumas dicas são específicas para o Windows 3.1 e outras, para o Windows 3.11 - vide a dica de ajuste de memória virtual, por exemplo.

Em relação ao seu problema, você cometeu um erro que esqueci de enfatizar na dica em questão. A dica era sobre como liberar espaço no disco rígido apagando arquivos temporários. Você deve dar o comando DIR C:~*.* /S ("til-asterisco-ponto-asterisco-barra-esse"). Você deve ter esquecido do "~" e daí apareceu o conteúdo inteiro do seu disco rígido, por isto a quantidade de arquivos listados. Você deve apagar todos os arquivos que comecem pelo sinal "~" que existam em seu disco rígido. Crie um diretório TEMP (MD C:\TEMP) e altere a linha do Autoexec.bat para SET TEMP=C:\TEMP através do comando EDIT Autoexec.bat.

 

Voltar