BrOffice

 

"Para quem procura uma suíte de aplicativos grátis e tem um computador recente, o OpenOffice.org (ou o BROffice.org) é uma boa pedida"

O preço do pacote Office ainda é alto, mesmo com sucessivas reduções de preço feitas pela Microsoft para enfrentar a pirataria. Suítes alternativas saíram do mercado ou se tornaram meros coadjuvantes, caso do WordPerfect. Assim, ficou com programas de código-aberto como o BrOffice.org a função de concorrer diretamente com o pacote da Microsoft.

O BrOffice.org é um software integrado de aplicativos que envolve processador de textos, planilha eletrônica, programa de desenho vetorial, gerenciador de banco de dados e editor de fórmulas matemáticas. Devido a problemas de registro de marca, a versão do programa para os brasileiros é distribuído com esse nome em vez de OpenOffice.org.

Funções

O programa procura substituir programas como o Word, Excel e PowerPoint, para isso, possui um visual que, se não é idêntico aos originais, pelo menos não impõe muitas dificuldades para quem está acostumado aos programas da Microsoft. As funções mais utilizadas estão presentes e a organização dos menus e suas nomenclaturas são semelhantes.

A principal vantagem do programa é estar disponível para todos os três principais sistemas operacionais, inclusive o Linux - que não possui uma versão do Office - e Mac OS X - que só possui o Office em inglês. Seu formato padrão de arquivos é o ODF, formato aberto aceito pelos principais programas de código-aberto e até pelo Office (com o uso de um plugin). Da mesma maneira é possível abrir documentos criados nos aplicativos Office.

Desvantagens

Apesar de funcionar bem, o programa possui alguns pontos que podem desmotivar futuros usuários. O primeiro é a compatibilidade com os arquivos do Office que, dependendo dos recursos utilizados, podem não ser abertos com o BROffice.org ou apresentar erros de formatação.

O segundo é o tempo de abertura do programa e o seu desempenho, ainda um pouco abaixo dos programas Office, mas que tendo melhorado bastante nas últimas versões, dá sinais de que pode continuar a melhorar.

Roda em Windows 2000, XP, 2003, Vista