Montar um Servidor Web PHP com suporte ao MySQL 5!

Pedro Lucas Porcellis

 

Montar um servidor web PHP 5 com suporte ao MySQL 5 não é tão simples como parece. Nós descobrimos isso da pior maneira possível: gastamos literalmente um dia inteiro tentando fazer isto. O principal problema é que o PHP 5 não vem com suporte nativo ao MySQL, e o MySQL 5 não oferece um módulo cliente independente pronto para download e instalação. Neste tutorial passo-a-passo nós mostraremos como compilar e instalar o Apache 2, o PHP 5 com suporte ao MySQL 5 e um otimizador e cache para o PHP (Xcache) no Linux. Portanto lendo este tutorial você poderá montar seu próprio servidor web em questão de minutos – e não em questão de horas, como aconteceu conosco.

Nós nos deparamos com várias mensagens de erro ao longo do processo e publicaremos aqui as mensagens de erro mais comuns, de modo que você saiba o que fazer caso se depare com alguma delas.

A coisa mais importante que você precisa fazer é o upgrade da versão do Linux que você estiver usando para a última versão ou pelo menos verificar se o arquivo libstdc++.so.6 está instalado. Este arquivo deve estar no diretório /usr/lib/ (você pode também tentar o comando locate libstdc++.so.6). Se você não encontrar este arquivo, você receberá a seguinte mensagem de erro durante o processo:

error while loading shared libraries: libstdc++.so.6: cannot open shared object file: No such file or directory

Este erro acontece porque seu servidor tem uma versão antiga da biblioteca do C++, provavelmente a libstdc++.so.5. A solução é atualizar a biblioteca do C++. Acontece que como praticamente tudo no Linux depende do C++, você terá de fazer o upgrade de muitas outras coisas. No Debian, a distribuição do Linux que estávamos usando, é simplesmente mais fácil atualizar todo o sistema com os seguintes comandos:

apt-get update
apt-get dist-upgrade

Esses comandos atualizarão não apenas a biblioteca do C++, mas também atualizará seu Debian para a versão mais nova. Nós recomendamos que você execute esses comandos antes de iniciar o processo de instalação e configuração.

Outro truque para usuários do Debian é editar o arquivo /etc/apt/sources.list e verificar de qual servidor o Debian fará o download dos arquivos usando comandos apt, como o apt-get. Por padrão, você verá o http://ftp.debian.org sendo listado, mas este servidor é normalmente sobrecarregado. Você pode comentar as linhas que apontam para o debian.org e adicionar novas linhas apontando para um servidor mais rápido, por exemplo:

deb http://ftp.uwsg.indiana.edu/linux/debian stable main
deb-src http://ftp.uwsg.indiana.edu/linux/debian stable main

Uma lista de servidores disponíveis pode ser encontrada aqui: http://www.debian.org/mirror/list. Role a tela e prefira usar um servidor secundário, já que eles são normalmente menos sobrecarregados, o que facilita seu processo de instalação e upgrade – especialmente para fazer o upgrade de todo o sistema operacional, como recomendamos.

Após essas explicações preliminares, vamos para o nosso tutorial passo-a-passo. Mas você terá que fazer o Download das paginas pois o nosso servidor irá ficar muito pesado. Note que os seguintes passos precisam ser feitos na mesma ordem em que escrevemos: você não pode tentar compilar e instalar o PHP 5 antes do MySQL 5 – não vai funcionar.

Clique aqui para fazer o Download: Baixar