Por uma chama no lugar da seta

29-07-2009 12:28

Introdução

A personalização do rato, por vezes pode trazer um maior realce aos nossos projetos. Propomos tentar ensinar de como criar um efeito de uma chama para substituir o ícone do sua seta.

1. Vamos começar por abrir um novo projecto no Flash. Após termos criado o novo projeto, vamos desenhar uma esfera com uma cor que mais se assemelhe com a cor de uma chama. Para tal deveremos criar uma esfera com a ajuda do radial. Podem ver na figura que se segue o que pretendemos utilizar.

2. Muito bem. Precisamos agora de fazer um Movie Clip. Vamos para tal, clicar sobre o menu de Insert e escolher a opção de New Symbol. Quando nos aparecer a caixa de diálogo, iremos ter de escolher a opção de Movie Clip, e de seguida daremos o nome de Chama. Quando tivermos o nosso Movie Clip criado, vamos copiar para dentro dele a esfera que acabamos de criar, posicionando-la no centro do Movie Clip.

3. Na nossa timeline vamos criar uma keyframe na frame 20. Para tal vamos clicar uma vez sobre a frame 20 e pressionar a tecla de F6. De seguida sobre esta frame, vamos arrastar para cima um bocado a nossa esfera e e reduzi-la de tamanho o mais possível. Depois de encolhermos a nossa esfera, deveremos tornar o alpha para os 0%.

 


 

4. Na frame 21 vamos colocar uma Blank Keyframe. Para tal vamos clicar sobre a frame 21 e com o botão direito do rato, vamos escolher a opção de Insert Blank KeyFrame.

5. De seguida sobre a frame 21, com o botão direito do rato, vamos escolher a opção de Actions e inserir a seguinte linha de comando:

stop();

6. Vamos criar um novo Movie Clip de acordo com os passos feitos anteriormente. Daremos o nome de puff, assim como o mesmo nome à Instance Name. Vamos copiar para dentro do nosso novo Movie Clip uma copia do que acabamos de criar.

7. Neste novo Movie Clip, vamos acrescentar uma nova layer e vamos-lhe dar o nome de Actions. De seguida na frame 1 desta nova layer, vamos criar uma keyframe, e acrescentar-lhe o seguinte código.

duplicateMovieClip(_root.smoke.puff, puff+c, c);
setProperty(_root.smoke.puff, _rotation, random(6));

8. Na frame 2 desta nova layer Actions, vamos introduzir o seguinte código:

c = c+1;
if (c>20) {
c = 0;
}
gotoAndPlay(1);

 

 

9. Vamos clicar sobre o botão da Scence 1 ou sobre a seta que está ao seu lado esquerdo.

10. Vamos criar noa nossa cena principal mais uma layer. Uma será para Actions e a outra para os nossos filmes. Assim sendo, na layer 1, frame 1, vamos colocar lá o nosso último filme, onde criamos a nossa animação. Daremos-lhe o nome de smoke na Instance Name.

11. Vamos copiar o seguinte código para a layer 2, frame 1.

startDrag(_root.smoke.puff, true);

12. Chegamos então à nossa fase final. O teste à nossa criação. Para tal deveremos pressionar simultaneamente as teclas de Ctrl+Enter.

Voltar