Mini estudio de gravação - Parte II

07-08-2009 11:53

Separando músicas que estão num único arquivo – Copiar todas as músicas de uma fita cassete ou de um LP fica mais fácil, se copiarmos todas que estão num mesmo lado de uma só vez. Com isso, você ficará com um arquivo contendo essas músicas “emendadas” uma nas outras. Para separar as faixas, um ótimo aplicativo é o mp3DirectCut – gratuito como todos que sugerimos. Sua aparência, já com um arquivo em mp3 aberto, é esta:

MP3 Direct Cut

Ele, ao abri um arquivo, mostra um oscilograma da gravação. Note que bem no meio da janela há um fino traço branco, que indica o ponto da gravação que será reproduzido. Na figura acima, a gravação está exatamente em seu início.

Como usar – Há duas maneiras de você percorrer a gravação para chegar ao ponto que deseja cortar ou aplicar algum dos recursos do mp3DirectCut. Uma é usando a barra de rolagem que você pode ver logo abaixo do oscilograma. A outra é clicando no botão “reproduzir”. Na medida em que a música for sendo executada, o oscilograma irá se deslocando para a esquerda, de modo que o ponto que estiver sob o traço branco corresponde ao trecho que está sendo tocado. Deixando as caixas de som ligadas, você poderá ir ouvindo a música. Há ainda alguns botões que permitem um avanço ou retrocesso aos pulos. Mas os detalhes de seu uso, deixo para você mesmo descobrir. As flechas que mostram a função de cada botão, são idênticas às usadas nos “players”. Você não terá problemas com isso.

O ponto em que termina uma música e começa a seguinte, pode ser visualizado no oscilograma onde você verá a parte em que não há sinal algum. Veja a figura:

MP3 Direct Cut

Nessa imagem, o ponto da reprodução (linha branca) está exatamente no local onde termina a primeira música. Neste caso, o intervalo é pequeno, mas dá bem para ser percebido.

Para fazer qualquer alteração na gravação – inclusive cortar – é necessário selecionar a parte que atingida pela alteração. Para isso, avance o oscilograma de modo que o ponto onde quer que comece a exclusão fique sob a linha branca, como está no exemplo acima, e clique no botão “Definir inicio”. Depois avance o oscilograma até o final da parte que deseja excluir – neste exemplo seria o final da gravação – e clique no botão “Definir fim”. Com isso, a parte que você selecionou ficará com a cor verde. Em seguida, clique no botão “Cortar”, a seleção ficará em vermelho, como na próxima imagem.

MP3 Direct Cut

Quando a parte a ser cortada for pequena – no caso, por exemplo, de estar usando este programa para diminuir o intervalo entre músicas, você poderá selecionar a parte a ser alterada de uma outra forma: coloque o oscilograma no ponto em que vai ser iniciado o corte, aperte o botão esquerdo do mouse e arraste até o final da parte a ser cortada, e solte o botão. Isso é uma forma prática de selecionar algum trecho.

MP3 Direct Cut

Agora é só clicar “Arquivos” > “Salvar como”, escolher o nome que quer dar ao arquivo (sempre diferente do nome do arquivo original, pois você irá precisar dele para ir tirando as demais músicas) e dar o OK. Pronto! Você terá um arquivo com apenas uma das músicas. Cuidado: Para gravar, neste caso em que o objetivo é separar músicas – nunca use o botão “Gravar”, pois ele irá substituir o arquivo original, com as várias músicas, pelo novo, com apenas uma das músicas. Por experiência própria, sugiro que antes de começar esse trabalho, faça uma cópia do arquivo original, pois nas primeiras vezes pode acontecer que você cometa algum erro e fique sem a gravação original.

Para separar a próxima música, você terá que abrir de novo o arquivo original, selecionar e mandar cortar a primeira música – que você já tem separada – e repetir o processo já descrito.

Outros recursos do mp3DirectCut
– Esse aplicativo possui vários outros recursos que, com o tempo, você poderá precisar. Exemplos: Se quiser deixar todas as músicas num único arquivo, poderá usar este aplicativo para cortar intervalos muito grandes. Poderá também, usando o botão “Ganho” aumentar/diminuir o nível de sinal, ou então “normalizar”, o que deixará todas as faixas com o mesmo nível.

Não deixe de clicar em “Preferências” e escolher a opção “Configurar”. Lá você encontrará várias opções que poderão ser úteis, dependendo do trabalho que pretenda fazer, como por exemplo colocar o cronômetro que mede o tempo da gravação aparecendo como está nas imagens. Como o programa está em nosso idioma, não haverá nenhuma dificuldade para você.

Para finalizar, uma dica sobre o Plato Recorder, do qual falamos na primeira parte: Ele é ótimo também para você copiar a trilha sonora de um DVD de shows; É só você rodar o DVD em seu micro e… ir gravando as músicas com o Plato.

Pedro Lucas

Obs: Lembrem se de que todos os aplicativos usados neste tutorial estão para download na pagina Donwload->Audio

Voltar