Navegadores

 

NetScape

Netscape

 "Navegador de internet que pode usar tanto recursos do Firefox, quanto do Internet Explorer." 

O Netscape foi construído baseado no código aberto do Firefox, mas também usa o motor do Internet Explorer, líder do mercado de navegadores, para melhorar a compatibilidade com algumas páginas web. Esta estratégia tenta juntar em um produto o que há de melhor nos dois navegadores mais usados, a rapidez e segurança do Firefox com a compatibilidade universal do Internet Explorer.

Entre as principais características do Netscape, estão a preocupação com a segurança, principalmente com phishing. Para combater esta espécie de golpe o navegador baixa uma lista de sites suspeitos que é alimentada pela AOL e outras empresas, mantendo sua navegação sempre segura.

Também estão disponíveis navegação por abas, que poupa você de abrir inúmeras janelas; ferramentas anti-popups; preenchedor automático de formulários; leitor RSS; leitor de e-mails integradoo navegador e alguns recursos não tão essenciais, mas que acabam agradando pela conveniência. Por exemplo, uma caixa de busca integrada e uma barra de ferramentas personalizável que pode incluir a previsão do tempo, notícias, dicas de compras, etc.

Só resta uma dúvida quanto ao novo Netscape, como reagirão aqueles que são Anti-Microsoft e sempre defenderam o não uso do Internet Explorer? Isso só o tempo e o número de downloads poderá dizer.


Flock

Flock


"O navegador social da web ganha uma nova versão, ainda mais interativa e com suporte ao Twitter e ao MySpace." 

Flock é um navegador de código aberto baseado no Mozilla Firefox (outro software livre), cuja atração principal é a interatividade com as principais redes sociais da internet.

Este que é um dos únicos e melhores navegadores já adaptados aos sites e serviços enquadrados no conceito deWeb 2.0 (a “fase” da internet mais interativa, onde os usuários criam o conteúdo. Clique no link para acessar nosso artigo sobre o tema).

O navegador social da web

Sob este lema, o Flock se apresenta para todos como um simpático e funcional navegador que pretende tornar mais fácil o acesso e a criação de conteúdo de inúmeras redes sociais com as quais possui suporte. Na verdade, o Flock é um Firefox superequipado para atuar de maneira mais direta com estas redes.

Navegando pelos milhares de complementos existentes para Firefox, você encontrará diversos deles que deixarão o navegador da raposa com as mesmas capacidades que o Flock. A vantagem é que com este navegador estarão disponíveis como “peças de fábrica” todas estas excelentes ferramentas. Você faz somente uma instalação.

Algumas das redes compatíveis com o Flock

Nesta sua nova versão, o programa tem suporte para 22 serviços diferentes, dentre redes sociais, serviços de blogs, compartilhadores de imagem, favoritos e e-mail. Os serviços são os seguintes: Bebo, Digg, Facebook, Flickr, MySpace, Twitter, YouTube, Photobucket, Picasa, TinyPic, Blogger, Blogsome, LiveJournal, Typepad, Wordpress, Xanga, Self-Hosted Blog, Delicious, AOL Mail, Gmail, Yahoo! Mail e, por fim, Facebook Chat.

Barra de tarefas

É possível acessar todas as suas contas a partir de uma discreta barra de tarefas, presente logo abaixo dos botões tradicionais de avançar, retroceder, atualizar e parar do navegador. Nesta barra serão encontrados os botões para acessar todas as opções do programa.

Barra de tarefas

Acesse um resumo de tudo que rola em suas contas cadastradas no Flock, guia de contas e serviços, links cadastrados em seu serviço de RSS, favoritos, barra de mídia, web clipboard, editor de postagem para seus blogs e aplicativo para envio de imagens para os serviços de compartilhamento de fotos.

Barra de mídia

A opção Barra de Mídia (“Media Bar”) é algo bastante interessante, principalmente para quem gosta de assistir a vídeos e encontrar novidades em formato mídia na internet. Através desta barra, você poderá buscar por vídeos e fotos em diversos sites (Facebook, Flickr, Photobucket, Picasa, Revver, TinyPic, Turveo e YouTube).

Barra de mídia

Esta opção funciona como o campo de pesquisa do navegador (igual ao do Firefox, do Opera e do Chrome), só que é especializada em mídia. Além disso, você poderá visualizar uma miniatura dos resultados. Fora a facilidade que esta barra confere à busca, você ainda terá opções diretas para o compartilhamento do vídeo, podendo enviá-lo por email, para um blog, copiando seu endereço ou seu código para embuti-lo.

Contas e serviços

Contas e serviçosA barra lateral Contas e Serviços (“Accounts and Services”) é também uma das bases da interatividade deste ótimo navegador. Através dela você terá acesso a todos os sites suportados pelo programa. Os 22 serviços estão distribuídos em 6 categorias diferentes. Clique sobre qualquer um deles para ir até a página de login. Acesse sua conta e, automaticamente, ela aparecerá nesta barra.

Pessoas

A guia Pessoas (“People”) oferece para você, em um único lugar, atualização automática de diversos serviços seus. Se você se conecta ao Flickr e ao Twitter, por exemplo, todas as atualizações aparecerão ali, sem que você precise ficar acessando e atualizando o tempo todo.

Além disso, dependendo do recurso utilizado você poderá responder ou visitar o perfil do item em questão. Enfim, esta é mais uma ferramenta que torna o Flock um navegador completamente interativo, prático e funcional.

Extensões

Se você acha que mesmo tudo isso citado acima (e muito mais que o programa possui) ainda não está bom, não se desespere. Como o Flock é baseado no Firefox, ele também é capaz de receber a grande maioria de suas extensões. Portanto, se estiver dando falta de algo, acesse a nossa seção de extensões para Firefox e fique a vontade para baixar o que quiser.

Fonte: NeoPhasis

 

 

Google Chrome: versão Linux (oficial)

O Google Chrome é um navegador que combina tecnologias sofisticadas com um design simples para tornar a web mais rápida, mais segura e mais prática. Agora liberado a versão para Linux.

Requerimentos:

Intel Pentium 4 / Athlon 64 ou superior CPU, Ubuntu 8.04 ou superior (32 ou 64 bit), Debian 5 32 bit

A instalação é bastante simples, acesse o site: http://dev.chromium.org/getting-involved/dev-channel

E baixe o arquivo para sua arquitetura:
Ou no terminal:

$ wget -c http://www.google.com/chrome/intl/en/eula_dev.html?dl=unstable_i386_deb
ou:
$ wget -c http://www.google.com/chrome/intl/en/eula_dev.html?dl=unstable_amd64_deb

Você pode usar o instalador gdeb ou acessando a pasta onde salvou o arquivo e rodar o seguinte comando:

$ sudo dpkg -i google-chrome-unstable_current_i386.deb

P.S.: Testando no Ubuntu 9.04 kernel 2.6.28-11-generic i686 GNU/Linux com kde 4.2.4.